terça-feira, 9 de setembro de 2008

Superando a Alienação Com Consciência

E.E.B.DR.OTTO FEUERSCHETTE
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: JOSÉ WANDERLEY ARAUJO DA ROSA
EQUIPE: ÉDNA MARA CORRÊA DE SOUZA, JÉSSICA FIGUEREDO BERNARDO.TURMA: 2º03

CONSUMO CONSCIENTE


Consuma com Inteligência Entra estação, sai estação: outono, inverno, primavera, verão. E juntamente com as mudanças de estações surgem vários tipos de moda, e o consumidor vai logo usufruí-las. Com tudo o consumidor deixa-se levar pelo “modismo” não levando em consideração os impactos que isso pode causar tanto na economia como no meio ambiente, deixando assim de ser um consumidor consciente.
Consumidor consciente é aquele que:- não se deixa levar pelo “modismo”;-se preocupa com as conseqüências da produção sobre o meio ambiente;-buscam a melhor relação entre preço, qualidade e atitude social em produtos e serviços oferecidos no mercado;- ajuda a conscientizar algumas empresas para que elas aprimorem seus processos e suas relações com a sociedade;- mobiliza outros consumidores para a prática do consumo consciente;- avalia a necessidade de cada produto que irá consumir.
Além dos tópicos citados acima, podemos ser consumidores conscientes diminuindo o tempo do banho, usando eletrodomésticos com o selo Procel de qualidade, que garante maior eficiência energética, não desperdiçando os alimentos na hora das refeições, e outras inúmeras pequenas coisas que irão fazer diferença para a preservação do meio ambiente. O aumento do consumo traz mais conforto a população e estimula o desenvolvimento econômico dos países. Porém, a produção de uma quantidade cada vez maior de produtos significa a utilização intensiva dos recursos naturais do planeta, o que traz conseqüências desastrosas para o meio ambiente. Dados afirmam que hoje são consumidos 20% a mais do que a capacidade do planeta. Isso significa que se essa situação não for no mínimo controlada, a degradação do planeta tende a se agravar cada vez mais rápido.
É fácil falar e muito difícil praticar. Muitas pessoas torcem o nariz quando o assunto é tão importante como o que estamos tratando. Desde os alimentos até o vestuário. Tudo ao nosso redor pode economizar, pois pequenas ações podem o mundo mudar. Por isso faça a diferença e consuma com inteligência.

E.E.B DR. OTTO FEUERSCHUETTE.
DISC.: FILOSOFIA.
PROFº: JOSÉ WANDERLEY ARAÚJO DA ROSA.
EQUIPE: GABRIELA DOS SANTOS;
SUELEN URBANO. TURMA: 203
DATA: 25/08/08


O Lazer Na Vida da Gente!


O lazer consciente é muito importante, não só para os jovens, mas para todos em geral.
Muitos jovens ficam trancados dentro do quarto na frente do computador ouvindo musica e acham que estão se divertindo, mas acabam esquecendo que existe um mundo lá fora. Eles têm que controlar o computador, domina-lo e não deixa-lo dominar, podem ir para festas, se divertir, sem exagerar.
Muitas vezes ficar na frente do computador tem seu lado positivo, o jovem pode aprender muitas coisas novas e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo.
O lazer sadio é necessário e muito importante na vida de qualquer pessoa, a pratica de esportes é uma das alternativas. Todos nós devemos praticar esportes, pois é bom para saúde. Principalmente os jovens devem praticar esportes, pois eles estão em fase de crescimento e seu corpo está em desenvolvimento.
Se os jovens dedicarem mais do seu tempo a prática de esportes eles não ficarão pensando nas notícias ruins que eles vêm e ouvem em todos os lugares, e perceberão que existem coisas boas e que ele pode colaborar para melhorar o mundo.
Principalmente, melhorar sua saúde no futuro. Pois a maioria dos jovens que ficam só em casa na frente do computador, e não praticam esportes, podem ter problemas de coluna ou visuais, entre outros.
O incentivo a prática de esportes deve começar pelos pais, que devem incentivar seus filhos desde pequenos a praticar esportes, para que eles não pensem só em entretenimentos virtuais. Não podemos esquecer que alguns pais são os principais “culpados”, pois dão muita liberdade aos seus filhos dando tudo que eles querem e fazendo todas as suas vontades, por exemplo, dão o computador para eles estudarem, o celular para casos de urgência, pensando sempre no bem deles. Mas a maioria dos jovens não pensa assim, e acabam abusando de tudo, principalmente, da paciência de seus pais e professores.
Outra alternativa de lazer sadio é a leitura, que pode oferecer muito conhecimento aos jovens, todos os jovens devem dedicar um pouco do seu tempo à leitura. Por essas alternativas podemos concluir que o lazer sadio pode ser usado no combate à violência, pois os jovens estarão dedicando mais do seu tempo às coisas boas e não ficarão pensando em violência, e principalmente não pensarão que também podem entrar para esses “grupinhos” de pessoas que só pensam em violência e drogas!

Ética e Cidadania - Trabalhos de Educandos do Ensino Médio

E.E.B. DR. OTTO FEUERSCHUETTE
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: JOSÉ WANDERLEY A. DA ROSA
NOME: PAMELLA REGINA FLAUSINO SILVA
MARCIELLE MATOS
SÉRIE: 20ª3

A Necessidade da Reflexão

Para termos uma boa relação conosco primeiro temos que nos conhecer, saber quais são os nossos idéias, nossos objetivos. É preciso caracterizar nossa identidade, descobrir qualidades e defeitos. Não podemos nos deixar levar sem saber realmente quem somos, temos que nos valorizar .
Sabemos que nós fracassamos, mas muitas vezes saímos vitoriosos, as vezes erramos mas, procuramos corrigir nossos erros, e esses erros podem até ser um aprendizado em nossas vidas, com os erros podemos também encontrar os acertos.
Se, estamos de bem com nós mesmos estaremos prontos para encarar a sociedade, as oportunidades que a vida nos oferece sem a influência de grupos ou falsos amigos, e sim, com a nossa consciência formada, buscando nossas conquistas com sabedoria.
A pessoa consciente não deve se deixar ser humilhada pelos outros, deve acreditar em si, com auto estima em sua própria imagem.
Enfim, a pessoa que tem sua própria identidade tem consciência do que faz e do que diz , acredita em seu potencial, nas suas qualidades, não cria outra imagem para que gostem dela, é ela mesmo em todos os momentos sendo eles tristes ou felizes.
É aquela pessoa igual a todas, e que sempre tenta mostrar tudo de bom que existe dentro dela.
É a reflexão que fazemos sobre nós mesmos, tentando nos conhecer de uma forma melhor, refletindo sobre os nossos comportamentos, decisões, dúvidas, para os nossos sentimentos.
Nós temos a necessidade da reflexão.

E.E.B. DR.OTTO FEUERSCHUETTE
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: JOSÉ WANDERLEY ARAUJO DA ROSA
EQUIPE: RODRIGO SOARES, SUELEN MACHADO
TURMA: 2°03
ASSUNTO: CONSUMO CONSCIENTE



CONSUMIDOR CONSCIENTE


O consumidor consciente é aquele que pensa nos danos que a sua compra pode causa ao nosso planeta. Gestos simples do nosso dia-a-dia como: não deixa a luz acesa de um cômodo sem ninguém dentro dele, ao escovar os dentes não deixar a torneira aberta, não deixar vários eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo, e varias outras coisas simples que podemos fazer para evitar o desperdício.
O consumidor consciente também é aquele que sabe em que tipo de empresa comprar, ou seja, ele se preocupa em comprar produtos de empresas que se preocupam com o destino final do produto.
A reciclagem também faz parte de um consumo consciente, pois produtos que alguns são lixo, para pessoas conscientes são formas de produzir novos produtos, exemplo: as garrafas pet depois de utilizadas podem ser reaproveitadas e se transformarem em bancos, enfeites, árvores de natal e etc.
As folhas de caderno, já utilizadas podem ser recicladas e se transformarem em novas folhas.
Além da reciclagem há outra forma de economia, como: utilizar a água da chuva para regar plantas, lavar pisos e etc.
O aproveitamento da luz solar também é uma forma de economia e de consumo consciente. Para que haja o aproveitamento da luz solar é necessário a construção de uma janela no teto para que a luz solar possa iluminar a casa durante o dia economizando assim a desperdício de luz artificial. Alguns países desenvolvidos já utilizam esses tipos de aproveitamento natural. O calor solar também pode ser aproveitado para esquentar a água do banho com o chamado aquecedor solar.
O consumidor consciente é também aquele que sabe gasta de acordo com o seu salário. Exemplo: se uma pessoa ganha 450 reais por mês, ela não vai gastar mais de 200 reais em uma compra, porque ela sabe que também tem outras coisas para pagar, ou seja, ela não pode fazer uma conta com um alto valor sabendo que também tem outras para pagar. Em uma pesquisa que fizemos, constatamos que o maior representante desse movimento no Brasil é o instituto Akatu pelo consumo consciente. “Todos os dias fazemos escolhas ao comprar um produto ou serviço e ao decidir a forma de usá-lo e de descartá-lo. Temos responsabilidade até o fim. Para isso, precisamos de informação séria e fundamentada”, diz Maluh Barciotte, gerente de mobilização social do instituto.